Resenha: O Poço e o Pêndulo – Edgar Allan Poe

Olá! Hoje vamos falar do conto de 1842, de Edgar Allan Poe, entitulado O Poço e o Pêndulo. Ele faz parte de uma coletânia da Darkside Books contendo 16 contos, que serão analizados individualmente ao longo deste mês. Se gostarem desse formato (ou se não gostarem) deixem nos comentários!

Se quiserem mais posts do especial de terror, tem uma aba bem aqui dedicada a isso. Mas vamos ao que interessa. O Poço e o Pêndulo conta a hisória de um homem que acorda em um calabouço misterioso após ser capturado pela inquisição. Até que em determinado momento ele se descobre preso no chão com um pêndulo em forma de lâmina descendo lentamente em direção a seu peito.

photo5091682815036205006

Eu nunca tinha lido nada de Poe antes e a primeira coisa que se destacou pra mim foi a escrita. Mesmo a tradução tem um ritmo que quase parece um poema. Uma coisa impressionante. Me senti super envolvida pelo texto desde a primeira página. O texto mostra apenas um trecho da vida do protagonista e mesmo começando do nada eu não senti falta de nenhuma história nem nada por trás. Era o que era e pronto.

A única coisa que achei estrnha é que de todas as coisas absurdas que aconteceram dentro daquele poço, Poe resolveu colocar justo o pêndulo no título. Talvez o que deixa cada pessoa aflita é muito relativo e eu particularmente não tenha medo de pêndulos gigantes. Mas a verdade é que eu achei que seria o conto inteiro sobre o pêndulo e no fim das contas tinham muito mais coisas muuito mais legais. Problema meu e das minhas expectativas? Sim. Mas foi o que aconteceu comigo e acho pertinente relatar o incômodo.

Mas isso, claro, não chega nem perto de diminuir a intensidade do conto e nem como ele é bem escrito. São poucas páginas, mas a tensão existente é grande desde a primeira linha e só aumenta. Em determinado momento temos uma ideia do período histórico no qual o conto se passa e embora seja irrelevante é uma informação bem legal.

Você encontra o livro na Amazon. Você também pode me seguir no Skoob e saber o que eu estou lendo.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s