Resenha|Planeta dos Macacos|Livro

Olás! Voltei, pra fazer a primeira – que já deveria ser segunda – resenha da maratona #leiascifi. Pra ver quais livros serão resenhados ao longo desse mês é só clicar aqui.

Planeta dos Macacos é um livro de 1963, escrito pelo francês Pierre Boulle. Ele conta a história de um jornalista – acho – que viaja com dois cientistas numa nave para Soror. Um planeta muuuito longe e que parece daqui muito parecido com a Terra. Mas aí eles chegam lá e a sociedade agora é de macacos e os humanos são muito primitivos. E aí ele tem que lidar com isso.

O que eu achei do livro? Não sei… Assim, ele não é ruim, mesmo. Mas ele é meio fruto da época em que foi escrito. O protagonista atravessa o livro numa arrogância sem fim. Mesmo depois de ter sua humanidade desconstruída, ele ainda acha que é o salvador de Soror. Ou da humanidade como um todo. Coitado.

Mas se tem uma coisa bem feita aqui é a desconstrução da sociedade. O protagonista nos leva, através das cenas presenciadas no livro, a fazer paralelos tensíssimos entre o que humanos sofrem lá – e os macacos aqui. Eu não sei se foi por causa da inserção dessa obra na cultura pop ou se foi culpa do autor, mas achei que ele força demais os paralelos. Quando ele não fala explicitamente, descreve as coisas com uma precisão incômoda.

Você encontra o livro no Skoob e na Amazon.

*SPOILER ALERT*

Preciso terminar esse texto fazendo um paralelo entre o final do filme e o do livro. Se você ainda não viu/leu, não recomendo continuar lendo. Tá que as duas obras são dos anos 1960, mas né, vai que você não viu.

Ao contrário do final do filme, não temos certeza se Soror é mesmo um planeta diferente ou não. Seria muito incrível se fosse, mas na real tudo que sabemos é que está acontecendo tudo de novo. Não sabemos bem em que estágio, mas está. Isso faz o livro menos chato. Quando eu fui lendo – achando que os finais eram iguais – achei que seriaa muito Capitão Obvio “e aí ele acha a estátua da Liberdade”. Mas não. E isso é bem legal.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s