Eu, Robô | Livro | Resenha

Olá! Hoje  vou falar da ficção científica Eu, Robô de Isaac Asimov. Eu falei brevemente soobre ele nos livros pra ler no Carnaval.

Ele é dividido em 9 contos, escritos entre 1940 e 1950. Eles contam a história dos autômatos desde seu surgimento até suas mais audaciosas funções. Nele foram descritas pela primeira vez as três Leis da Robótica. É interessante pensar que esssas leis são usadas até hoje, inclusive na ciência.

E os contos tem de tudo tá? Desde a coisa mais delicada: Uma menina e seu “robô” babá (e as aventuras que viviam juntos). Até a exploração de  um planeta inóspito para humanos e que por isso precisa de autômatos – mas não trata eles lá muito bem.

O legal do livro é que você vai achando que é exclusivamente sobre autômatos mas é muito mais que isso. Os contos acabam sendo também sobre a humanidade e suas falhas. Sobre como a relação humanidade-autômatos fala muito mais dos humanos do que dos autômatos em si.

Outra coisa que vale a pena lembrar é que o negócio é dos anos 1940. 1940. Imagina isso. Quem era robôtica em 1940, né? E mesmo assim ele é A referência no assunto até hoje. Impressionante.

Sobre a escrita: É muito leve e interessante. Embora eu goste de sci-fi, acho eles pesados e difíceis der ler. É sempre uma leitura densa e complicada. Mas não é esse caso. Inclusive, se você não tem o hábito de ler sci-fi e não sabe por onde começar, esse parece um ótimo primeiro passo.

Outra vantagem está no formato. Ele é pequeno (tem 320 páginas de formato pequeno) e é dividido em partes. Isso dá a ele uns respiros muito agradáveis. Todas as histórias foram interessantes (uns mais que outros, mas sempre bem legal).

Agora a edição. O livro é da Aleph, uma editora que se preocupa muito com a estética de seus livros. Embora seja mais básico pro padrão da editora,  livro ainda é bem bonito e a edição está muito bem feita.

Skoob | Amazon

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s