Resenha | A Morte Nos Olhos do Gato

Olá! Hoje vim falar de um livro que não consigo decidir se gostei ou não. Olha aí que coisa. A Morte nos Olhos do Gato foi escrito por Gê Marquish e tem 190 páginas.

Pelo que eu pude perceber, o livro se passa no Brasil, alí no Brasil colonial, ou talvez no período monárquico. Ele conta a história de Orlando. Ele e o irmão viviam andando por aí atrás de melhores opotunidades e levando as famílias pra cima e pra baixo consigo. Até que eles ficam em m vilarejo ao lado de uma cidade chamada Santa Helena. Lá, Orlando descobre que uum espírito da floresta guarda uma mina de ouro que pode deixar ricas sua família e a de seu irmão. E aí a gente vai acompanhando a vida dele e a da cidade, sua busca pela mina e as consequências que tanto ele quanto a cidade sofrem.

Você deve estar se perguntando porque eu não consigo me decidir se gosto dele ou não. Como vocês viram pela sinopse, a história é muito legal. E o livro tem uma escrita que dá vontade de continuar lendo mesmo nas partes chatas. O grande problema é que a narrativa tem muitos altos e baixos. Tipo assim:

Você está lendo:

“Olha, um capítulo sobre um persnagem.”

” Gente, pra que tanta informação?”

” Será que eu precisava mesmo saber isso tudo?”

” Mas e a história que eu lia antes?”

” Aaaah, ele vai encontrar o Orlando.”

“Olha! Vai falar da cidade.”

“Gente mas quanto detalhe da cidade…”

“Mas e o moço que a gente viu antes?”

“Mas e o Orlando?”

“Que capitulo solto..”

“Aaah, a conversa do Orlando com o moço afetou a cidade. Entendi.”

E foi assim o livro todo. A história acaba sim bem amarradinha no final e tudo tem sua razão de ser. Isso, combinado com a história interessante e uma boa escrita fazem o livro ser bem legal. Mas que é cansativo isso é. Sendo ele um livro tão pequeno, acho meio complicado que canse com essa facilidade toda. Imagina se fosse grande?

Agora, sobre a edição. O livro é da Scortecci, e foi meu primeiro da editora. Achei a edição bem legal. As páginas são bem grossas, o tamanho das letras e espaamento são bem bons. Mas a maior vantagem – e que eu já ouvi muuuita gente reclamar quando não vem – é que as páginas são amareladinhas. Isso faz com que a leitura seja mais confortável e você leia melhor e por mais tempo.

Recomendo a leitura? Sinceramente não sei. Acho que se você curte muito aventura sobrenatural a leitura não deixa de ser interessante. Fora que o contexto da história é muito diferente de todos que eu já tinha lido – por algum motivo é sempre um subúrbio nos EUA – e isso foi muito interessante.

Agora, se você quer começar a ler esse tipo de livro e não sabe por onde, esse não é um bom caminho. Você vai acabar achando muito confuso e encontrar sérios problemas de ritmo.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s