Bullet Journal | Planner | Modelos

Olá! Bom, se você me conhece, sabe que eu sou a louca do planner. Eu não posso ver um caderno ou agenda que já quero. E aí apareceu pra mim o mundo dos planners. Hoje vou passar um pouco pelos tipos existentes e quais foram minhas experiências.

Se você gosta do assunto, é só clicar em Bujo que você tem todos os posts que eu já fiz sobre isso. E sai coisa nova toda segunda!

Agenda ou Planner/Bujo?

photo5051191637191010303

Vamos começar com qual a diferença entre os dois. A agenda em geral já vem pronta. Tem muitos modelos incríveis mas as divisões foram todas feitas pra você. Elas precisam valer pra todo mundo e a divisão de temas e dias de semana vai de acordo com o que foi programado.

Já os Planners são apenas semi prontos. Você pode escolher algum que tenha data ou não, e alguns sites permitem que você escolha quais tipos de páginas você quer e em que ordem. A personalização vai de você. Alguns já tem modelos decorados e outros tem só as linhas simples e você personaliza.

Agora, o Bullet Journal é completamente livre. Normalmente você usa cadernos em branco e faz tudo do zero. A grande vantagem é que ele você faz exatamente do jeito que quiser. A desvantagem é que não tem absolutamente nada pronto, então se em alguma semana você não desenha, não tem o daquela semana.

Mais Prontos

photo5051191637191010282

Algumas marcas oferecem versões quaase prontas dos planners. É o caso dessa aqui que eu usei do Moolang. Ele vem com as páginas prontas, mas sem datas. E aí você personaliza de acordo com o mês que começou a usar. Eu comprei o meu no Wish, mas se você quiser tem outras lojas que vendem.

Dá também pra comprar em módulos. Pra isso, você vai precisar de um fichário ou capa pra segurar todos eles juntos. Esse também já tem as páginas prontas, mas você organiza da forma que acha melhor. Esse é legal pra colocar coisas extras como listas ou páginas lisas pra desenhos e colagens.

Esses modelos podem parecer ideais pra quem está começando. Mas pra mim depende muito das suas necessidades. Eu mesma começei por eles achando que daria super certo e acabei não me adaptando.

Só no DIY

photo5051191637191010305

As vezes você não consegue mesmo achar um modelo que atenda suas necessidades. Ou então você quer algo muito com a sua cara. Pra isso, temos algumas opões também:

Você pode comprar cadernos de todos os modelos do mundo. Esses aí em cima foram alguns dos que eu tentei. Mas aqui é mais uma questão do que não fazer. Nem todo tipo de papel/carderno é adequado para seu planner/bujo.

Que Tipo de Caderno Escolher?

Tipo de Papel

photo5051191637191010281

Isso depende muito das tecnicas que você vai utilizar. Mas basicamente, quanto mais grosso o papel melhor. Isso evita que a tinta das canetas passe de um lado para o outro e estraguem o papel.

photo5051191637191010284

O ideal também é que não tenha linhas. Procure páginas brancas, quadriculadas ou pontilhadas. Eu particularmente prefiro as folhas pontilhadas, por que tem os pontos pra te guiar e deixar as linhas retas, mas não polui as páginas e a arte que você vai fazer.

Tamanho

photo5051191637191010302

O tamanho ideal depende das suas necessidades. Varia de acordo com quanta informação você precisa colocar ali. Depende também do quão portátil você precisa que ele seja.

Eu por exemplo começei com um pequeno, mas que acabou sendo pequeno demais. Como eu não preciso levar ele pra lugar nenhum, troquei pra um caderno maior e estou adorando.

Com ou sem arame?

photo5051191637191010279

Eu paticularmente prefiro sem arame. A questão é que nem tudo vai caber numa única página. E aí o arame divide no meio. Mas algums modelos prontos tem arames no meio e funcionam super bem. Acho que depende se você pretende fazer do zero ou não.

24 Comments

  1. Que post mais esclarecedor e útil. Estou tentando manter um bullet journal desde o mês passado e, por ora, tem funcionado. Gosto da ideia de eu mesma fazer a organização e tal. Comprei um caderno simples, pautado, pois como não estou acostumada com essas coisas não sabia se ia manter. Acho que no ano que vem compro um com folhas mais grossas para que assim eu possa fazer desenhos de aquarela nele 🙂
    beijos.

    Gostar

  2. Aah eu sou a louca da papelaria também, tenho monte de cadernos usados com folhas sem usar. Cadernos novos sem utilidade também e continuo comprando mais hahaha eu sou muito indecisa para escolher uma coisa só, por isso uso agenda no trabalho, bullet journal em casa haha e tenho uns planners semanais que uso de vez em quando. Amei seu post! Vou olhar os outros sobre o tema!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    Gostar

  3. Amei as dicas e informações, já tentei fazer-nos um bullet, porém não deu muito certo! Sou louca por um Planner, porém não sei se vou me adaptar, mas depois dessas dicas, já sei qual tentar primeiro! Adorei o post, parabéns! ♥️

    Gostar

  4. Planners são maravilhosos, queria um tipo fichário, mas infelizmente achei um pouco caro… Estou fazendo o meu próprio 💖

    Gostar

  5. Eu gosto bastante dos planners, acho lindos, Mas não consigo ser tão organizada para seguir fielmente esses modelos de organização. Parece que eu me perco mais ainda, ou fico frustrada se eu não conseguir fazer algo que decidi fazer.
    Pretendo usar novamente o planner para tentar me organizar, vamos ver se eu consigo. xD

    Gostar

    1. Que bom que você gostou! Fico admirada que consegue se organizar com coisas digitais! Eu simplesmente preciso dos papéis e caderninhos.
      A gente vai ter uma serie completa no blog de como montar seu planner ou bullet journal! Se tiver alguma dúvida específica é só deixar nos comentários!

      Gostar


  6. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsFui uma adolescente apaixonada por agendas, escrevia versinhos, musicas, alem dos registros cotidianos. E tenho todas ate hoje. Comecei um bujo, mas nao foi pra frente 😦 estou fazendo planejamento agora, estou com um projeto de post sobre essa forma de organização, mas quis deixar passar uns meses pra saber como seria
    E queria muito um caderno sem pauta, pra rabiscar bastante. Vou seguir vc e acompanhar os posts, vai me dar ideias pro meu caderninho
    bjos floooor

    Gostar

    1. Ah, que bom que você gostou! Eu também sempre fui apaixonada por papelaria! Realmente acho que precisa de um tempo pra decidir qual o modelo mais legal pra gente e começar a dividir com as pessoas.
      Espero te ver mais por aqui! Se tiver alguma dúvida em particular é só deixar nos comentários!

      Liked by 1 person

  7. Atualmente eu uso o planner, porque tive problema ano passado com as semanas de não ter vontade de fazer o layout rs ai quiz comprar um e to amando, mas comecei um bujo também pra ver se acostumo pro ano que vem., amo de mais essas coisas.

    Gostar

  8. Que interessante esse post! Sempre quis saber mais sobre esse assunto, eu nunca soube a diferença estre essas belezinhas, mas sempre achei lindas!
    Eu queria muito ser uma pessoa mais organizada, mas parece que eu me perco no meio da organização! hahaha

    Gostar


  9. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsAmeeeei o post! Esse ano eu resolvi aderir ao uso do Bujo porém ainda apanho um pouquinho kkkkk’
    Amo anotar tudo nele e o principal é que não pode ter preguiça se quiser que fique todo organizadinho. O meu é um caderninho sem pauta, tamanho A5 da Tilibra que encontrei no meio das coisas do meu pai. Já estou pensando em que modelo vou usar no ano que vem.
    Beijooos ;*

    Gostar

    1. Que bom que você gostou! Esse post vai ser parte de uma série semanal pra quem quer montar seu bujo/planner. Fica de olho que podem ter mais dicas legais pra você ^^
      E se tiver alguma coisa que você quer saber eu posso responder perguntas também!

      Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s