Bullet Journal | Planner | Primeiros Passos

Olá! Essa é a parte 2 da nossa série de Bujo/Planner. Se você está chegando agora, recomendo ver a parte 1 primeiro. No post de hoje vamos falar de por onde começar.

A primeira etapa pra mim é fazer num papel separado uma lista dos itens que você acha que vai precisar ao longo do mês. Isso, claro, varia de acordo com suas necessidades.

Alguns itens que me parecem obrigatórias em todo bujo:

1. Capa do mês

capa junho

2. Calendário anual/mensal

calendário junho

3. Metas do Mês

todo

4. Controle de Hábitos

tracker

5. Divisão semanal ou diária (dependendo da sua preferência.

semanal

E aí, cada página pode assumir a cara que você quiser! Uma boa dica é procurar perfis no Instagram especializados em bullet journal. Eles tem infinitas ideias de como montar o seu. Fora isso, dá pra colocar: Livros que leu, filmes/séries que viu, cardápio (se você está de dieta), rotina de exercícios… Qualquer coisa!

Algumas pessoas gostam de fazer índice. Eu particularmente acho desnecessário e morro de preguiça de numerar cada página. Mas se facilita sua organização, faça! Aliás, a ideia do bujo é justamente facilitar sua vida. Então se as sugestões aqui não fizerem muito sentido com seu dia a dia, adapte!

Depois da lista feita, é hora de começar os desenhos! Ao longo das próximas semanas eu vou abordar cada item separadamente. Por enquanto, vamos aos materiais:

Eles vão depender do seu tempo, paciência e habilidades artísticas. Pra começar, eu usaria canetas coloridas, washi tapes e post its. A quantidade de cada um deles varia de acordo com a quantidade de detalhes que você quer colocar em cada página. Separe também uma regua e um lápis, pra marcar tudo antes da forma mais precisa possível.

Tendo escolhido os materias, é legal separá-los por tema ou cor. Por exemplo, tenho aqui imagens de dois bullet journals diferentes que já fiz:

photo5073372330071271404

Esse primeiro tinha tema dourado, e aí eu separei tudo que eu tinha nessas cores e montei usando elas. Eu gosto de fazer o mês inteiro com o mesmo tema, mas você pode fazer cada semana com um, por exemplo.

photo5073640963095767025

Nesse outro aqui o tema era rosa e flores. Aí eu recortei as figuras de post its que tinha em casa e usei canetas coloridas e a washi tape – que talvez tenha ficado um pouco muito mas era nova e eu queria muito usar.

As imagens desse post foram tiradas dos instagrams: jordsbybulletcalleftgraphypenandprosody,  needanotebook.

3 Comments

  1. Se deixar eu passo o dia no Pinterest ou no próprio instagram caçando inspiração.
    O Bujo tem sido incrível na minha vida e finalmente estou conseguindo me organizar (mesmo que um pouco) depois de tantos anos haiuhaiuhaiuhai

    Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s