The Walking Dead | Volume 1 | Quadrinhos | Resenha

Hoje vou falar de Dias Passados, o primeiro volume do quadrinho The Walking Dead, que está sendo relançado pela Panini esse ano e que deu origem à série de TV. Se quiserem que eu compare o primeiro volume com a série – pelo menos a parte equivalente né – é só deixar nos comentários!

Os Autores

The Walking Dead foi produzido por Robert Kirkman e Tony Moore. Kirkman tem 39 anos e faz quadrinhos desde 2000. Seu primeiro foi inclusive junto com Tony Moore e se chamava Battle Pope. Ele também é criador e produtor executivo da série The Walking Dead e do sin-of Fear The Walking Dead. Ele é responsável pelo roteiro do quadrinho.

Tony Moore também tem 39 anos e também começou a trabalhar nos anos 2000 com a publicação de Battle Pope. Desde The Walking Dead ele já foi quadrinista de Punisher, Deadpool e Venom, entre vários outros, além de fazer diversas capas incríveis.

photo5145515677426231264

A História

Nesse primeiro volume, Rick – que está em coma após levar um tiro meses atrás – acorda e descobre que o mundo passou por um apocalipse zumbi enquanto ele dormia. Ao chegar em casa, percebe que sua família sumiu e é surpreendido por um homem e seu filho, que invadiram a casa ao lado. Ele decide pegar suas coisas e ir para Atlanta, onde possívelmente sua esposa está. Junto com ele vemos a destruição e as criaturas que agora habitam o planeta. Spoiler de 2003: Ele acha a família e o amigo que tá bem muito louco com esse tal de apocalipse.

A história é muito interessante, mas assim como nos primeiros episódios da série fiquei bem incomodada com os estereótipos. O Rick, embora humano, parece que nasceu pro apocalipse zumbi. Eu sei que ele é policial e tal, mas vamos combinar que não há treinamento no mundo que ter prepare pra certas coisas. As mulheres são meio genéricas, e a esposa dele meio que só reclama e chora. Tudo bem, talvez eu faria o mesmo que ela no meio de um apocalipse. Mas a diferença entre os dois gera um incômodo esquisito. Talvez se fossem isolados pareceriam menos caricatos, não sei.

Temos, claro, que dar aquele desconto da história ser tão antiga. Não se discutia tanto as personagens femininas, especialmente em ambientes que até então eram considerados masculinos. E vamos combinar que quadrinhos de zumbi em 2003 era bem “de menino”. Que fase né mores? Que bom que acabou.

photo5147742682393716712

A Arte

Vou confessar, há muito tempo não leio nada com traço mais realista. Eles meio que não me atraem apenas de olhar. Acabei lendo The Walking Dead por já conhecer e me interessar pela hisória. Mesmo assim, adorei a forma como o traço e os enquadramentos nos colocam dentro da história e dentro dos pensamentos de Rick. Em especial, adorei as ilustrações dos zumbis. Por um lado senti falta das cores, mas por outro melhor não né?

photo5145488640607102999

A Edição

A que tenho em mãos é um relançamento da Panini, do fim do ano passado/início desse ano. O volume tem mais de 150 páginas e pelo que entendi engloba os 5 primeiros volumes da edição original americana. Por isso acontece tanta coisa na história. A capa é mole mas resistente e os quadrinhos são em P&B. Ela conta com uma introdução enorme e com prefácio de Fernando Caruso (ator, roteirista, dublador e comediante). No final, temos as capas originais de Moore. A edição está muito boa, embora a falta da capa dura dê aquela dorzinha no coração. Eu não sei se faz parte da história original ou não, mas uma coisa estranha chamou minha atenção nos diálogos. Eles começam muito duros e formais e vão se aproximando cada vez mais de uma linguagem coloquial. No início eu fiquei com medo que ele fosse inteiro no português corretíssimo e nada natural, mas isso foi resolvido e ficou tudo ótimo.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s